Leia
Home / Mundo / Catar garante que quer resolver crise diplomática com diálogo

Catar garante que quer resolver crise diplomática com diálogo

O Catar não tomará medidas de resposta contra países vizinhos do Golfo Pérsico e busca dialogar com as partes, comunicou o ministro das Relações Exteriores do país, Mohammed Bin Abdulrahman al Thani.

Anteriormente, o chanceler do Catar declarou que seu país não pretende agravar as relações com os países que anunciaram ruptura de todas as comunicações com Doha.

Mais cedo, foi informado que o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, conversou por telefone com o emir do Kuwait, decidindo este manter as relações diplomáticas com o Qatar. Após a conversa, o emir do Catar decidiu adiar o seu discurso ao povo em relação à crise diplomática para dar chance às medidas mediadoras do Kuwait.

“Era planejado proferir um discurso ao povo para discutir os acontecimentos recentes, mas sua excelência foi contatada pelo emir do Kuwait e ele decidiu adiar o discurso planejado para amanhã no intuito de dar tempo a seu homólogo para que o emir do Kuwait possa agir para conter a crise”, disse o ministro das Relações Exteriores do Catar.

O ministro disse que Doha “aprecia muito” a decisão do emir Tamim bin Hamad al-Thani de adiar o discurso.

Nesta segunda-feira(5), seis países árabes, Bahrein, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, declararam ruptura de relações diplomáticas com o Catar, acusando Doha de desestabilizar a situação no Oriente Médio e apoiar organizações terroristas. Mais tarde, as autoridades do Iêmen, Líbia e Maldivas também se ajuntaram ao corte das relações diplomáticas com o país.

Dada a crise diplomática, a companhia aérea Qatar Airways decidiu suspender voos a alguns países, incluindo Bahrein, Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos até as próximas coordenadas, de acordo com o comunicado no site oficial da companhia.

Nota-se que os voos aos Emirados Árabes Unidos, ao Egito e ao Bahrein serão nesta terça (6), os clientes, que já compraram passagens para esse período, receberão alternativas

Share This:

x

Veja Também

Senador Eduardo Braga anuncia voto contra a Reforma Trabalhista do governo Temer

O senador Eduardo Braga (PMDB/AM) anunciou hoje (11/07), da tribuna, em pronunciamento, ...